AutoCAD 2D
Comandos de Desenho
Comando Linha/Line (Atalho = L):
Clique
na ferramenta LINHA, clique no ponto inicial da sua linha indique com o cursor
a direção/sentido da sua linha, insira a medida/tamanho e tecle ENTER.
Comando Polilinha/Polyline:
Clique
na ferramenta POLILINHA, clique no ponto inicial da sua polilinha indique com o
cursor a direção/sentido da sua linha, insira a medida/tamanho e tecle ENTER.
Comando Poligono/Polygon:
Clique
na ferramenta POLIGONO insira a quantidade de lados que seu polígono terá e
tecle ENTER, especifique o centro do polígono, insira “I” para um polígono
Inscrito ou “C” para um polígono Circunscrito e tecle ENTER, especifique o raio
do polígono e tecle ENTER.
Comando Retângulo/Rectangle:
Clique
na ferramenta RETÂNGULO, clique no ponto inicial do seu retângulo e em seguida
insira a coordenada de percurso (@X,Y).
Comando Circulo/Circle:
Clique na ferramenta
CIRCULO, clique no local onde será o centro do seu circulo e em seguida insira
o raio do seu circulo ou caso queira utilizar diâmetro tecle “D” de diâmetro e
insira o diâmetro desejado (caso queira voltar para o raio deve teclar ESC e
reiniciar o comando).
Comandos de Modificação
Comando Mover/Move:
Clique
na ferramenta MOVER selecione os objetos que deseja mover e tecle ENTER para
confirmar que são apenas estes objetos selecionados que deseja mover, clique no
ponto base e movimente o cursor carregando o objeto para o ponto ou local
desejado.
Comando Copiar/Copy:
Clique
na ferramenta COPIAR selecione os objetos que deseja copiar e tecle ENTER para
confirmar que são apenas estes objetos selecionados que deseja copiar, clique
no ponto base e movimente o cursor carregando o objeto para o ponto ou local
desejado.
Comando Rotacionar/Rotate:
Clique
na ferramenta ROTACIONAR selecione o(s) objeto(s) que deseja rotacionar e tecle
ENTER para confiar que são apenas estes objetos selecionados que você deseja
rotacionar, clique no ponto base que seria o centro da rotação e clique no
ponto em que o objeto está na rotação desejada ou insira o ângulo de rotação
desejado.
Comando Espelho/Mirror:
Clique
na ferramenta ESPELHO selecione o(s) objeto(s) que deseja espelhar e tecle
ENTER para confirmar que são apenas estes objetos selecionados que você deseja
espelhar, selecione o local onde será o ponto do espelho (lembre-se que se você
posiciona algo a 30cm de um espelho, o espelho reflete o objeto a 30cm do
espelho) e clique na direção desejada do espelhamento, em seguida o objeto irá
sumir e a linha de comando lhe perguntará se deseja excluir o objeto de origem,
tecle “S” para sim e “N” para não e tecle ENTER.
Comando Deslocamento/Offset:
Clique
na ferramenta DESLOCAMENTO insira a distância de deslocamento e tecle ENTER,
clique na linha que deseja deslocar e em seguida clique para a direção que
deseja deslocar, direita, esquerda, para cima ou para baixo.
Comando Aparar/Trim:
Clique
na ferramenta APARAR e tecle ENTER, logo em seguida clique na face do objeto
que deseja aparar, lembre-se que o comando aparar APARA o objeto, ele não exclui o objeto.
OU
Clique
na ferramenta APARAR, clique na linha limite (no caso a linha limite
corresponde a uma linha que você determina como limite de outro objeto para ser
aparado, no caso a linha limite não sofre alterações) e tecle ENTER e em
seguida clique nas linhas que deseja aparar ATÉ A LINHA LIMITE.
Comando Estender/Extend:
Clique
na ferramenta ESTENDER e tecle ENTER, logo em seguida clique próximo a ponta da
linha que deseja estender.
OU
Clique
na ferramenta ESTENDER, selecione a linha limite (no caso a linha limite é a
linha que você estipula que será o limite da extensão das suas outras linhas,
por exemplo, você estende um linha qualquer até esse linha limite) e tecle
ENTER e em seguida clique próximo a ponta da linha que deseja estender até a
linha limite.
Comando Chanfro/Chamfer:
Clique
na ferramenta CHANFRO, logo em cima na linha de comandos já estará estipulado
as duas distancias do chanfro, caso queira altera-las tecle “D” de Distância,
insira a primeira distância do chanfro e tecle ENTER, insira a segunda
distância do chanfro e tecle ENTER, logo em seguida clique nas duas linhas que
deseja efetuar o chanfro (lembre-se que a primeira distância corresponde ao
primeiro clique na hora de selecionar as linhas do chanfro, e a segunda
distância corresponde ao segundo clique).
Comando Concord/Fillet:
Clique
na ferramenta CONCORD, logo acima da linha de comando já estará estipulado o
raio, caso queira alterar este raio tecle “R” de raio e tecle ENTER, em seguida
insira o raio desejado para fazer o abaulamento da quina e tecle ENTER, em
seguida clique nas duas linhas que deseja abaular.
Comando Escala/Scale:
Clique
na ferramenta ESCALA, selecione os objetos que deseja alterar a escala e tecle
ENTER para confirmar que são apenas estes objetos selecionados que você deseja
alterar a escala, clique em um ponto base para alterar a escala, insira o fator
de escala.
Valor
Desejado
____________________
= Fator de Escala
Valor
Atual
Comando Quebrar em um ponto/Break at point:
Clique na ferramenta QUEBRAR EM UM PONTO, clique na
linha que deseja quebrar e em seguida clique no ponto da linha que deseja
quebrar.
Comando Explodir/Explod:
Clique na ferramenta EXPLODIR, clique no objeto que
deseja explodir e tecle ENTER.
Comando Unir/Join:
AutoCAD 3D
Comandos de Desenho
Comando Caixa/Box:
Clique na ferramenta CAIXA
selecione o ponto inicial de construção da base do seu objeto, caso tenha o
segundo ponto da base do seu objeto tendo a base retangular ou quadrada você
pode clicar nesse segundo ponto e logo em seguida inserir a altura do seu
objeto e teclar ENTER. Ou caso não tenha o segundo ponto você deve inserir “CO”
de comprimento para construir um paralelepipedo ou “CU” de cubo para um objeto
com todas as medidas dos eixos iguais resultando na criação de um cubo e teclar
ENTER, logo em seguida inserir as medidas de comprimento, largura e altura. (Na
dúvida acompanhe a linha de comandos).
Comando Cilindro/Cylinder:
Clique na ferramenta CILINDRO
clique no centro da base do seu cilindro, insira o raio desejado da base e
tecle ENTER, logo em seguida insira a altura desejada do cilindro e tecle
ENTER.
Comando Cone/Cone:
Clique na ferramenta CONE clique
no centro da base do seu cone, insira o raio desejado da base e tecle ENTER,
logo em seguida insira a altura desejada do cone e tecle ENTER.
Comando Esfera/Sphere:
Clique na ferramenta ESFERA clique
no ponto que deseja utilizar como centro da esfera, insira o raio da esfera e
tecle ENTER.
Comando Piramide/Pyramid:
Clique na ferramenta PIRAMIDE
clique no ponto que deseja utilizar como centro do seu objeto, insira “I” para
uma base quadrada com medida inscrita e “C” para circunscrita e
tecle ENTER, insira o raio da base e tecle ENTER, logo em seguida insira a
altura da piramide e tecle ENTER.
Comando Cunha/Wedge:
Clique na ferramenta CUNHA
selecione o ponto inicial de construção da base do seu objeto, caso tenha o
segundo ponto da base do seu objeto tendo a base retangular ou quadrada você
pode clicar nesse segundo ponto e logo em seguida inserir a altura do seu
objeto e teclar ENTER. Ou caso não tenha o segundo ponto você deve inserir “CO”
de comprimento para construir um objeto com base retangular ou “CU” de cubo
para um objeto com todas as medidas dos eixos iguais resultando na criação de
um cubo e teclar ENTER, logo em seguida inserir as medidas de comprimento,
largura e altura. (Na dúvida acompanhe a linha de comandos).
Comando Tóroide/Torus:
Clique na ferramenta TÓROIDE
clique no local onde você deseja demarcar como centro do seu objeto, insira o
raio de largura do objeto e tecle ENTER, em seguida insira o raio da espessura
do tóroide e tecle ENTER.
Comandos de Modificação
Comando Extrusão/Extrude:
Ferramenta utilizada para elevar objetos em 2D (2 dimensões), lembrando que o comando só é eficaz quando é utilizada em objetos 2D que são únicos/unidos. (Diferença entre linhas que formam um retângulo e de um retângulo)
Clique na ferramenta EXTRUSÃO selecione os objetos que deseja elevar e tecle ENTER para confirmar que são apenas estes objetos selecionados que deseja elevar, e insira a altura ou profundidade do objeto (10 positivo o objeto ganha altura, e -10 o objeto ganha profundidade) e tecle ENTER.
Comando Região/Region:
Ferramenta utilizada para unir linhas para que depois de unidas você possa elevar utilizando o comando EXTRUSÃO.
Clique na ferramenta REGIÃO selecione as linhas que deseja unir/criar região e tecle ENTER. (A ferramenta só funcionará se as linhas estiverem totalmente ligadas e fechadas, o objeto não pode ter linhas passando, nem faltando e nem faltando medida, mesmo que for pequena).
Comando Rotacionar 3D/3D Rotate:
Clique na ferramenta ROTACIONAR 3D selecione os objetos que deseja rotacionar e tecle ENTER, irá aparecer 3 eixos de rotação clique no eixo que deseja rotacionar, movimente o cursos do mouse para a direção desejada (certifique-se que o ORTHO esta ligado) e clique no local que deseja que a peça fique posicionada.
Comando Solido União/Solid Union:
Ferramenta utilizada para unir um
objeto com outro, fazendo com que todos os objetos selecionados se tornem um
só.
Clique na ferramenta SOLIDO UNIÃO
selecione os objetos que deseja unir e tecle ENTER.
Comando Solido Subtrair/Solid Subtract:
Ferramenta utilizada para subtrair
um objeto de dentro de outro.
Clique
na ferramenta SOLIDO SUBTRAIR selecione os objetos que vão ficar e tecle ENTER,
selecione os objetos que vai subtrair e tecle ENTER.
Comando Solido Intersecção/Solid
Intesect:
Ferramenta
utilizada para criar intersecções entre duas peças, de uma forma mais resumida,
a ferramenta faz com que duas partes de peças que estão uma sobre a outra
fiquem e que o restante exclua/saia.
Clique
na ferramenta SOLIDO INTERSECÇÃO selecione os objetos que deseja fazer a
intersecção e tecle ENTER.
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