Projeto Executivo Completo (Const. Civil)
O Projeto Executivo, segundo a lei 8.666 de 21 de junho de 1993 do Brasil, é o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Projeto Executivo Completo:
Visa as especificações detalhadas do projeto vista em planta, especificando dimensões, perímetro, área, entre outras informações necessárias na execução da obra.
Corte:
Tem como fundamental função o foco nas medidas verticais do projeto, especificando alturas e dimensões detalhadas de determinadas áreas.
Cobertura:
Projeto que visa a cobertura da construção, especificando a telha, inclinação, área de impermeabilidade e forma de construção.
Implantação:
Tem a única função de demonstrar a área construída dentro do lote, para a complementação no carimbo de especificações com parte na taxa de ocupação do lote.
Situação:
Projeto com foco especifico para prefeituras municipais, para mostrar em um pequeno mapa da região onde se localiza o lote, mostrando as dimensões do lote e de parte do quarteirão.
Layout:
O projeto de Layout tem obrigação de mostrar para o cliente as dimensões da residência/comercio como ele entende. De certa forma o cliente normalmente leigo no assunto de projetos, vê o projeto em planta com várias linhas e não consegue diferenciar o projeto como deve, as vezes entende que um quarto tem por exemplo 3x5 mas não sabe quanto é isso em escala real. Ele mostra para o cliente o que realmente cabe no cômodo, uma cama, um guarda-roupas e etc...
Fachada:
Visa à representação de como será a fachada da construção.
Detalhamentos Específicos
O detalhamento é utilizando para diversas situações no projeto, seja para detalhar pisos e revestimentos, ou para detalhar pedras/granitos ou até mesmo para representar mobiliários planejados.
Vistas:
Tem a função de representar as vistas da construção, norte, sul, leste e oeste.
Quadro de Esquadrias:
O quadro de esquadrias é um quadro de suma importância para o projeto, pois em um projeto de grande ou pequeno tamanho o uso de informações/medidas de portas e janelas ao lado de cada objeto acaba de certa forma poluindo a visão no projeto, perdendo o foco nos pontos que realmente precisam de destaques. O quadro de esquadrias é vantajoso na prancha pois ele não representa somente o tamanho das portas e janelas, mas também a quantidade que colabora bastante em uma cotação de preços, ele também mostra o material individual de cada modelo, se a porta é de correr ou basculante ou de abrir ou qualquer modelo que seja. Enfim, são inúmeras vantagens de se ter ele no projeto.
Carimbo:
O carimbo é a capa da prancha, todos os projetos devem ter o carimbo pois é nele que são representados informações fundamentais, como o proprietário do imóvel, autor do projeto, responsável legal do projeto, zona, endereço, área construída, taxa de ocupação, dentre outras informações necessárias.
Lei 8.666 de 21 de junho de 1993 do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário