29 de jun. de 2018

Quais são os melhores Softwares para Construção Civil?

AutoCAD


Desenvolvido pela Autodesk, o AutoCAD um dos softwares do tipo CAD mais conhecido do mundo. Extremamente prático e com grande compatibilidade para arquivos externos, o programa pode ser utilizado para projetos de desenho técnico em 2D e também em modelagem 3D. A versão 2017 possui ferramentas voltadas para a produtividade e compartilhamento de projetos, além de um aplicativo para smartphone onde é possível acessar e alterar os projetos de maneira remota.
Unanimidade entre engenheiros civis e utilizado por grandes empresas, o AutoCAD possibilita a automatização de diversos comandos e atividades dentro da elaboração dos projetos.
Requisitos mínimos:
– Processador: Intel Pentium 4, AMD Athlon Dual Core ou superior
– 4GB de memória RAM (8GB é o recomendado)
– Placa de vídeo: 1360×768 de resolução com True Color.
Disponível para Windows e Mac.

Revit


Também produzido pela Autodesk, o Revit é baseado na tecnologia BIM, ao contrário do AutoCAD. Os projetos desenvolvidos com o Revit são totalmente integrados e os elementos são associados a outros componentes e informações – assim, ao modificar um item em um plano, os outros planos são atualizados automaticamente.
O Revit é ideal para planejar, projetar, construir e gerenciar projetos construtivos e de infraestrutura, com a análise e a simulação de sistemas e modelos estruturais– tudo de maneira colaborativa e facilmente visualizável.
Requisitos mínimos:
– Processador: Intel® Pentium®, Xeon®, ou i-Series ou o AMD® equivalente com tecnologia SSE
– 4GB de memória RAM
– Placa de vídeo: 1280×1024 de resolução com True Color
Disponível para Windows. Estudantes podem baixar gratuitamente o software e utilizá-lo durante três anos.

Sketchup


Com uma interface bastante simples e intuitiva, o SketchUp é um software referência entre arquitetos, designers de interiores e engenheiros. Com uma vasta biblioteca de modelos 3D disponíveis pela 3D Warehouse, o Sketch é a ferramenta ideal para profissionais e empresas que trabalham com o detalhamento de projetos e apresentações mais realistas. O software vai desde a representação fiel de planos e elevações simples até um passeio interativo pelo projeto 3D finalizado.
Requisitos mínimos:
– 4GB de memória RAM
– Processador: 2GHz ou superior
– Placa de vídeo 3D com 512MB de memória (ou superior) e suporte a aceleração de hardware
– Mouse com botão para scroll
SketchUp Make é gratuito e pode ser baixado neste link. Já o SketchUp Pro é pago e pode ser comprado aqui. Disponível para Windows e Mac.


Recomendações Pessoais

Hoje sem dúvida alguma um profissional da área que tenha no curriculum todos esses três softwares, tem uma excelente bagagem profissional. Existem vários escritórios seja de engenharia ou arquitetura que utilizam esses softwares, seja AutoCAD 2D para pranchas e SketchUp para maquete eletrônica (3D) ou até mesmo só o Revit que faz ambos os projetos. Porem, mesmo com a excelente renderização que o Revit e o SketchUp tem, muitos projetistas optam por utilizar outro software de redenrização, como por exemplo, V-ray, Lumion dentre outros.
Então sugiro que você pesquise bem cada um dos softwares para que você possa identificar qual lhe atenderá melhor.
Existe o melhor software de todos? Não! Existe o que melhor lhe atende, o que você melhor se adaptou. Então estude individualmente cada um deles e seja feliz!

2 comentários:

  1. Olá Álvaro... Poderia me passar algum contato? Preciso falar com vc sobre uma de suas imagens postadas na internet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu amigo(a), meus contatos estão na pagina inicial do blog.

      Excluir